ladrilhos hidraulicos

Padrão

Hoje eu estou aqui trabalhando e recebo um e-mail da Paola.

Olá, Lilly!

O que vc sabe  – de já ter lido, ouvido falar ou até mesmo usado – sobre ladrilhos hidráulicos?

Sou APAIXONADA por eles e mega refletem minha alminha retrô mas:

1 – não sei onde comprar aqui no Rio (tem aqueles famosos cemitérios de azulejos, mas não sei se tem outros lugares..

2 – não sei se têm conta-indicação….ontem uma amiga falou “ouvi dizer que tem que colocar uma cobertura especial – uma mão de verniz? – pq eles seriam mais porosos….

Ah, sei lá…vc que já viu “de um tudo nessa vida de decoração” tem alguma dica pra me dar??

BEIJOOOSSS!

Paola Gil”

A Paola, aquela que é dona do blog A Reforma da Minha Vida.

Ela hoje é proprietaria da casa dos avós e está encarando sozinha uma baita reforma.

Isso me inspirou a colocar algumas coisas aqui no blog sobre o ladrilho ou azulejo hidraulico. Por que como ela, eu tambem sou apaixonada por este tipo de piso.

Não, não usei na reforma ainda!!! E talvez nem use pois Mr. Husband não gosta de nada velho, antigo ou mesmo vintage.

Não vou ser técnica que esta não é a minha área ( e a minha área todo mundo sabe é assessoria de assuntos aleatóreos), então vou falar só o que eu sei.

Pelo que me lembro era comum nas casas das tias velhas da gente, e eles nem eram lá muito bonitos pois para nós que já moravamos em casas modernas de tacão e “lajotinha vitrificada” ( o pior revestimento que inventaram) o ladrilho hidraulico parecia escuro e feio.

É porque eles fizeram sucesso lá nos anos 30, então é normal que 40 anos depois de assentados eles não estivessem tão bonitões assim.

Aos poucos foram sendo substituidos pelos pisos de ceramica.

Aqui em Araçatuba o piso da Igreja São João era de ladrilho marron, creme e laranja, num desenho que me lembrava a flor de lis. Ele foi todo retirado e deu lugar a um piso bege comum. Nem é bom falar sobre este crime…

O ladrilho hidraulico é feito manualmente, um  a um, e em sua composição entram apenas cimento, agua e corantes. Como mesmo um ladrilheiro experiente só dá conta de fabricar de 15 a 20 peças por dia, se for necessaria uma grande quantidade  deve ser encomendada com antecedencia, e nunca fica pronta antes de 30 dias.

(abaixo foto de uma forma para fabricação do ladrilho)

Ele é rejuntado com junta seca, ou seja, não é deixado nenhum espaço ente uma peça e outra.

A impermeabilização é importante e muitos usam óleo fugante, mas a maioria já usa a resina acrilica.

O material é poroso e não deve ser usado nenhum abrasivo em sua limpeza. Qboa então, nem pensar!

Uma coisa curiosa é que com o passar dos anos, as passadas produzem um certo brilho ao piso, pois o transito sobre ele fecha os poros. Isso aumenta a resistência da peça.

bem, como tudo vai e vem, os ladrilhos voltaram, agora usados apenas em detalhes, tendo-se em vista o preço salgadinho.

Eu acho que eles ficam bem em tudo, seja criando detalhes de tapetes no piso, molduras, como mural na parede.

adorei o ladrilho formando uma moldura para as minhas amadas lajotinhas…

e como são carinhos, porque não fazer um mural com eles numa parede, dando um ar de quadro?

na sala abaixo entram na composição os ladrilhos lisos em amarelo, e no centro estampados e lisos em verde, creme e rosa.

nesta varanda o centro é em ladrilhos verdes lisos e a moldura é estampada. por serem manuais, uma peça nunca é a copia fiel da outra o que resulta numa mistura bacana.

pra quem gosta de cor uniforme, já vou avisando, não serve.

o ladrilho tambem pode ser usado em moveis.

nesta mesa foi usado um ladrilho de uma estampa bem conhecida, eu mesma já vi em alguns lugares:

uma mesinha baixa com detalhe de ladrilho; é facil encontrar uma mesinha quadrada de canto em um destes mercatudo da vida

e quer mesa mais linda que esta da Toque de Minas?

estes ladrilhos estão na casa de uma blogueira famosa,  a Lu do blog Minha Casa Meu mundo, passagem obrigatória de quem gosta de casa, crafts, anyway… de quem gosta de gente arteira e prendada. Lu é a top of the pops das donas de casas perfeitas, ela é quase uma Bree Van de Camp ( Lu, isso é elogio, acho a Bree o máximo)

e o que dizer deste piso lindo em cimento queimado, com este tapete em ladrilho?

nesta cozinha o detalhe é pequeno, mas deu um super charme:

abaixo outro tapete:

gostaram? eu acho que combina com qualquer tipo de casa, não só as rusticas.

Sobre Lilian

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.

Uma resposta »

  1. Muito interessante!!!

    Eu que estou fazendo uma reforma externa na casa fico já imaginando mil coisas que posso fazer e como harmonizar cada ideia.

    Este post vem em hora certa pra mim! OBRIGADA!!!

    Abraços.

    Germana.

  2. Lilly, adoro esses ladrilhos!!!! São lindos demais e gosto muito desses que parecem um tapete ou que ficam atrás da pia da cozinha… Também vi uma foto deles na parede onde fica uma ducha no jardim de uma casa. Lindos demais!!!!! Bjs!

  3. Ai, sou apaixonada pelos ladrilhos hidráulicos. Aqui na minha reforma ( que nem começou, só estamos nos orçamentos ainda) já está definido, vamos fazer a pia do lavabo e uma faixa na parede de ladrilho hidráulico. Em Goiânia, pode ser encontrado na loja Goiarte (tem site, http://www.goiarte.com.br/), custa R$ 30 cada peça e para comprar no m², somente acima de 5m², mas aí não lembro o valor.

  4. A foto das lajotinhas com o borda em ladrilho hidraulico eu acho mto bonita.
    Mas vc ja sabe que em outros posts eu não me mostrei tão fã assim deles rss

  5. LILLY! Obrigada, mais uma vez pro sua atenção com este assunto! Um amigo já me mandou uns links:
    http://www.limestone.com.br/
    http://www.arteemladrilhos.com.br/home/pt/home.html
    http://fabricademosaicos.com.br/
    Parece que o primeiro é no Rio, o segundo em Muriaé (MG) e o terceiro é do sul, com representantes em SP.
    Sábado vou conversar com Sr. Joel, meu abençoado pedreiro, e ver o que ele saca de cimento queimado tb…
    beijão!
    Paola Gil

  6. Pingback: Ladrilhos hidráulicos – uma paixão antiga « Areformadaminhavida's Blog

  7. Oi Lilly…
    Essa matéria sobre os ladrilhos, esta maravilhosa..
    Uma idéias melhor que a outra, assim eu fico perdida na hora de escolher um modelo pra fazer na casa do meu pai…
    *obs: quando estiver pronta eu te mostro, estou tão ansiosa, que parece que vou morar lá…hehehehehe!!!!

    Abraços,

  8. No centro da cidade no RJ tem várias lojas (aquela área da Rua Riachuelo, Lapa, Estácio). Onde moro tem um pessoal que fabrica pisos hidráulicos é só ligar para confirmar e acredito eu que seja bem mais barato, só não sei se eles ainda fabricam. Se quiser me passe um email que eu te dou o telefone, fica em São Gonçalo, eu até comprei minha lage com eles. Bjs. gabisarj@gmail.com

  9. Pingback: pisos para áreas externas « Blog da Reforma

  10. Olá meninas! Sobre os ladrilhos hidráulicos, posso dar palpites? É que estou acabando um ambiente com eles (2 tapetes deles, num piso de cimento queimado) e adorei! Ficou bacana demais.
    Tive muitas dúvidas, mas afinal fizemos assim:
    Primeiro, antes mesmo de assentar, os ladrilhos foram resinados. É que eles são realmente porosos e tinha medo de que manchassem… Os ladrilhos foram assentados (sem o tal martelo de borracha, para evitar quebras)com juntas secas (pq é mais bonito) e só depois veio o cimento queimado, que levará cera. Ficou tão lindo que resolvi instalar florões deles na parede. Um na área externa outro dentro da sala. Ficou um charme. Minha dica é que atentem para o tom do piso, que deve se harmonizar com os dos azulejos. No meu caso, os azulejos estão em tons de cinza e o cimento quase branco. Valeu à pena. Bjos.
    P.S. Esses que comprei saíram a R$6,00 a peça.

    • Oi, Maria Amélia, gostei da sua idéia. Se não for pedir demais, poderia enviar uma foto do seu tapete ? Estou querendo fazer na área externa, intercalado com um porcelanato rústico.
      Meu nome é Beth. Obrigada.

  11. Boa tarde, parabéns pelo bom gosto!! Trabalho em uma fabrica de ladrilhos hidráulicos e me apaixonei por eles assim como todos que o conhecem se apaixonam. A fábrica fica em Americana interior de São Paulo e fica o convite em aberto para conhecer a fábrica Mosaika Ladrilhos Hidráulicos 19 3468.1245
    Abraços Mônica.

  12. Olá, boa tarde!

    Estou a procura de ladrilho hidraulico para colcar na minha pequena sacada e gostaria de saber se poderiam me ajudar.
    Moro na cidade do Rio de Janeiro.
    SOLANGE, vi q vc conhece lojas no Centro do RJ, poderia me dar o endereço?
    Estou com o tempo curtíssimo para resolver isso. Infelizmente nao poderei andar por todos os caminhos até encontrar.
    Muito obrigada a todos, desde já!

  13. Gostei muito das ideias. Vieram em boa hora, pois estou reformando a cozinha e o piso era todo de ladrilho hidraulico. Confesso que gostaria de aproveita-los em algum lugar da casa, mas os mesmos estão sem brilho. O que devo fazer para imprimir brilho às peças? Por favor respondam-me!!!

  14. Estou querendo utilizar uma foto que consta de seu blog em uma publicação minha. A foto é a “https://blogdareforma.files.wordpress.com/2010/07/balcao-de-cimento-queimado.jpg?w=600”. Gostaria de saber se tem alguma objeção visto que a publicação está sendo registrada no Escritório de direitos autorais. A publicação é um guia de fabricação de ladrilhos hidráulicos.

  15. Estou contente de ver essas imagens e comentários , pois sou fã de ladrilhos hidráulicos . A mais 25 anos que fabrico moldes ( inclusive este que aparece na descrição feito para a BI) e demais ferramentas para sua fabricação para a maioria das fábricas do Brasil . E estou a disposição caso queiram fazer um ladrilho personalizado.

Deixe um comentário