um pouco do Marrocos no nosso dia

Padrão

Quem já ouviu a expressão ” pra lá de Marrakesh” e já ouviu a musica sabe (ou não) que Marrakesh fica no Marrocos.

Quem assistiu Casablanca,  aquele em que o Humphrey Bogart tinha um café e ajuda um casal a fugir, mesmo apaixonado pela mulher, ( não assisti Casablanca mas pretendo) sabe que Casablanca fica no Marrocos.

E onde fica o Marrocos?

É um país africano e acabei de ver aqui no mapa da minha agenda, que faz divisa com a Argélia e o Sahara ( o Sahara do continente africano e não o Saara feirinha do RJ), tambem é perto de Portugal e Espanha ( um milimitro de mar entre eles, aqui na minha agenda, srsrsr).

Aliás a influencia portuguesa no Marrocos é grande já que os portugueses estiveram presentes por lá durante quase 3 seculos.

Mas por que eu estou falando do Marrocos?

Esta semana meu filho Dois, um carinha enrolado, me disse que &*¨%* mãe de %$%¨&¨% e amiga de &¨%$¨¨&, (todos estes simbolos não são pra preservar identidade de ninguem, mas foi como eu entendi os nomes que ele citou, ou seja: não entendi!) iria me ligar e :

1- me mostrar uma decoração marroquina; ou

2- perguntar sobre o Marrocos; ou

 3- me vender alguma coisa marroquina…

pasmem, tambem não entendi o que meu filho disse… e sim, ele fala outra lingua.

Eu tinha um blog bacana linkado aqui, mas que deletei a uns meses, um blog que eu visitava muito numa epoca de vibe marroquina, o My Marrakesh. Eu sabia que tinha umas fotos guardadas a muito tempo e fui à caça delas…e achei.

Pois é sem duvida uma das tendencias mais bonitas na decoração, estamparia e cores. E os móveis entalhados?

De imediato já nos vem o tom terracota e os diversos matizes de azul, do cobalto ao turquesa, verdes intensos, amarelos ensolarados, purpuras brilhantes.

Os tons de azulejos e condimentos, da terra e de areia.

É uma tendencia que eu gosto muito, acho que dá aconchego ao ambiente acrescentar objetos com este tema.

Mas se não dá pra mergulhar de cabeça num ambiente totalmente marroquino, dá pelo menos pra inserir elementos de decoração no ambiente que voce já tem.

Umas almofadas…lanternas…uma mesinha trabalhada…

não são lindas estas lanterninhas? elas ficam bem em qualquer canto, em mesinhas, penduradas ou mesmo no chão.lanternas-marroquinas almofadas coloridas e com esta pegada marroquina deixam qualquer sofá cinzento-begin lindo e com outra cara.almofada_marrocos

um chazinho de hortelã servido numa linda bandeja de prata com copinhos coloridos tem outro sabor.

bandeja de prata

esta foto abaixo é da area externa da casa do arquiteto Sig Bergamin

 

banco Siguma cama de ferro com um futon…mas almofadas turquesas e amarelas deram o toque marroquino.

 

 

decoração marroquina 1varanda marrocosnesta varanda entraram todos os elementos anteriores…

e esta varanda abaixo é perfeita…

marrocos

a beleza dos moveis entalhados…

varanda  oriente

não fica dificil dar uma refrescada no visual da casa usando isso, não acham?

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.

»

  1. – Aqui dizemos “em Marrocos”, e não “no Marrocos”. Adoro o português do brasil… É tão mais suave, mais melódico e mais genuíno… Amo! Isto, apesar de ser uma conservadora da língua escrita. Vá lá alguém entender! Uma coisa é a racionalidade e outra a emoção. E me emociona o linguajar “brasileirence” (paralvar que não existe).
    – Também não dizemos “divisa” (palavra bonita), mas “fronteira”.
    E era bom que de Portugal a Marrocos fosse só uns centímetros, lol Na verdade não é… Mas é fazível, sim. Daqui para Espanha e de lá para Marrocos. Eu por acaso nunca fui, mas no meu tempo de menina ia muita gente lá fazer compras (e contrabando, eheheh).
    Adoro as lanterninhas (à venda em qualquer “Gato Preto” – tem por aí essa loja, certo?), e amei as fotos. Aquela da cama em ferro forjado com as almofadinhas azuis é o máximo. Taro por paredes caiadas!
    Um grande beijinho, Lili!!!

  2. Marrakech, Marraqueche, Marraquexe ou Marráquexe (em árabe : مراكش; em tifinagh : ⵎⵕⵕⴰⴽⵛ) é uma cidade do sudoeste do Marrocos , próxima ao sopé da cordilheira do Alto Atlas , conhecida como a “cidade vermelha”, a “pérola do sul” ou a “porta do sul”. É a capital da prefeitura homônima , a qual faz parte da região de Marrakech-Tensift-El Haouz . Em 2004 tinha 801 043 habitantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s