pequenos arrependimentos e uma taça de vinho

Padrão

outro dia a Paula Barreto, do blog Paula Kasas escreveu um post sobre as pedras do quintal dela.

ela se disse que se arrependeu a-mar-ga-men-te por ter escolhido as pedras ques esfarelam até mesmo ao serem lavadas.

e que agora ela vai ter que engolir isso pra sempre, pois trocar as pedras daquele quintal imenso ficaria uma fortuna.

apreciei a honestidade da Paulinha, pois conheço gente que prefere mentir do que admitir que errou na escolha de algo.

acho impossivel viver uma vida só de acertos.

eu, pelo menos, vivo errando.

porque fui comprar um terno branco se nunca iria usar?

porque não comprei uma cama king em vez da queen?

porque é que eu insisto em comprar palete de sombra se eu so uso marrom?

porque eu fiz instalação de ar no home office se ninguem fica lá?

ahhh e e porque eu fiz home office se cada um tem sua escrivaninha no quarto?

 e esta semana a Lidi do Bicha Femea   fez uma pergunta a várias blogueiras pra elaborar um post que deve estar saindo hoje e cujo tema  é:

sua casa é perfeita para você?

isso me fez pensar sobre as minhas escolhas durante a reforma, o que deu certo e o que não deu.

por exemplo o granito da cozinha, que eu já havia escolhido um branco, mas foi me dando uma coceira de ter granito escuro e mandei ver no verde ubatuba mais preto que tinha!

ficou lindo, mas hoje vejo que aquele granito preto SÓ EU sei limpar. imaginem arrancar todo aquele granito e trocar pelo branco… já foi, não dá pra mudar.

eu poderia ter ousado mais nos banheiros.

fiquei com medo de “enjoar”e coloquei uma faixinha de pastilhas em cada um…deveria ter colocado um detalhe bem grande no box ou na parede do espelho, mas já foi tambem.

outro arrependimento foi no meu closet e armarios dos meninos: fiz as sapateiras dentro dos armários.

os armários so não tem cheiro de chulé pois guardo os sapatos limpissimos.

e armários sao caros: qualquer reforminha é outra fortuna, e então vão permanecer assim para todo o sempre amem.

e a casa tem tomadas onde não deveria ter; e falta onde deveria.

tambem não fiz um canil, mas um dia se a Loba partir pro andar de cima já resolvi que não quero mais cães.

o quintal tem MUITA PEDRA! e eu queria pedra + grama + deck + tijolo…mas isso valeu uma briga!!! que foi melhor deixar quieto e engolir 300 metros quadrados de pedra.

arrependimentos sempre são amargos…

pois se fossem doces seriam brigadeiro; se fossem azedos seriam picles; e se fossem salgados seriam empadinhas.

então são amargos mesmo…pois volta e meia estes sentimentos voltam e deixam aquele travo na lingua.

esse amargo eu espanto com um gole de vinho enquanto o Keith e a Loba disputam minha atenção.

mas e esta casa? ela é perfeita pra mim?

na verdade a perfeição é uma coisa que eu não busco muito.

olho em volta e respondo pra Lidi que aqui é meu canto.

pequenos arrependimentos convivem bem ao lado de grandes felicidades.

Anúncios

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.

»

  1. Amei esse post! De uma leveza e ao mesmo tão profundo…
    Ontem estava falando com minha amiga que as vezes a gente não pode mudar de vida, mas pode mudar de olhar…
    Nenhuma casa é perfeita, nenhum emprego, nada na vida… mas acredito que as coisas podem ser perfeitas pra gente, quando aceitamos o pacote completo, com seus prós e contras. Vivo dizendo que meus dias não são perfeitos, mas são quase…
    Enfim, amei de paixão o post!

  2. Adorei seu post! Realmente, bichos inquietos que somos, acho que perfeição não é o caso, não nos daria a chance de fazer tantas mudanças que julgamos necessárias. Arrependimentos rolam mesmo, olha eu com meu azul claro dos infernos. Por outro lado, exige um tremendo exercício criativo e representa um desafio pra “abafar” o que não funcionou ( ao menos no meu caso). Beijos, Helka

  3. ois linda faço das palavras da a ju a minha hihihih
    e em relação a pedra da pia eu quero clara fiquei anos querendo a escura mas mudei de idéia hihihi ma sua cozinha é linda e é como vc falo se desse pra mudar né mas essas coisas esses detalhes não são como roupa num gosto doa ,joga rsrsr bom se fosse mas agora é aceitar e dar seu toque em cada lugarzinha do seu lar que acho maraaaaa
    bjussss

  4. Ola, comecei a seguir seu post pois estou construindo, e acho que você tem muito bom gosto, ou pelo menos parecido com o meu!! ;P, e hoje vi que a gente tem realmente muito em comum, adorei sua sinceridade!!!, na obra estamos sempre em escolha entre marido e mulher, então as vezes os gostos abrem mão, em nome do casamento.. well, faz parte.. a gente tem que conviver com as partes que não gostamos em nos mesmos!!

  5. “Pequenos arrependimentos convivem bem ao lado de grandes felicidades.” Essa frase sintetiza toda a trajetória de erro-acerto, de impulso para mudar o que pode ser transformado e satisfação compensatória com o que não podemos mudar. Adorei o post…é errando que se aprende e não se pode esquecer q acertamos muito também, o que nos traz grande alegria e felicidade. Viver é isso! Adorei, viu?

  6. Oi Lilly, por que voce não gostou do granito preto? é tão dificíl de limpar?Quanto ao resto a gente tenta conviver, e não se fala mais nisso, pois o que está feito, não tem volta, na quinta reforma a gente acerta!
    Beijão da Filomena.

  7. Oi Lilian.
    Escolhas são sempre difíceis. Se fossem fáceis a gente não precisaria pensar para decidir. E é errando que a gente aprende.
    Eu não costuma aceitar quando erro. E isso é ruim. Faz mal para o fígado. Hoje em dia penso que só preciso levar uma vida menos estressada , ter mais qualidade de vida …..e com certeza tentarei de tudo e terei sabedoria para isso.
    Bjs.

  8. Oi!
    Uff! Só de pensar desanima, tem tantos pontos de arrependimento que chega a cansar de enumerar
    A maioria foi sobre como foi feita a obra, tipo: porque não fizemos uma melhor impermeabilização das fundações, porque não vigiamos os pedreiros quando erraram isso ou aquilo…
    Mas faz parte, e só os donos reparam e sabem desses erros,as visitas nem conseguem ver.
    E o importante é que continuo adorando minha casa mesmo tortinha 🙂
    Beijos

  9. Minha casa não é nada perfeita pra mim, nem queria que marido tivesse comprado, mas… de tudo, de tudo, penso que antes ter casa própria do que estar naquela vida de morar de aluguel.
    Procuramos por uma casa que em primeiro lugar seja clarinha, daí depois quero estar com a lista na mão de tudo que me incomoda demais aqui pra errar menos em nosso próximo endereço.

    Acho que quando a Loba se for e você não arrumar outro au-au, aí sua casa ficará incompleta, isso perceberá com o tempo.
    Beijos

  10. sabe que um tio meu, que adora minha casa de itu, quando foi construir a dele me pediu p/ enumerar tudo o que eu achava que não funcionava e que deveria ser mudado na casa.
    evitou os erros da minha, usou os acertos, mas ainda assim não conseguiu a casa perfeita, pq ela não existe!
    só mesmo com o uso a gente descobre se o sapato aperta ou não, né? a casa é assim também. aquele piso de mármore maravilhoso da amiga, que deu tão certo pra ela, por exemplo, pra nós pode se tornar um tremendo mico, pq a gente usa salto e vive escorregando.

    bj

  11. Li, como sabes, depois de comprar nossa casa, mudamos apenas depois de mudanças ultranecessárias. Mas estou achando que de alguma maneira foi bom. Só assim poderemos saber o que realmente precisamos fazer na casa.
    Claro que reformar mais tarde trará pesadelos, mas lembro que quando nos mudamos achávamos que queríamos tantas coisas e agora sabemos, com a convivência com cada espaço. Da mesma forma que o teu escritório se tornou desnecessário, temos espaços que vão se transformar em algo totalmente diferente, por falta de uso. Que tal transformar o teu em um atelier para ti e tuas invenções?
    beijim

  12. Sabes Lilly que tenho uma mania, ou virtude, ou defeito de ver as perfeições nas coisas. claro que se pude$$e mudaria várias coisas na minha casa. Mas, ao mesmo tempo acho que tenho tanto privilégio de poder ter uma casa boa e bonita que acabo fazendo vista grossa aos “defeitos”. E olha que nem acabei de arrumar minha área de lazer. Como ela foi uma casa comprada pronta, sempre digo que ela é mais até do que sonhei. Foi uma casa projetada por uma arquiteta, e então sempre digo que ela projetou praticidade em minha vida. Como por exemplo, tenho um pátio de serviço e as visitas não precisam visualizar roupas voando em varais. Acho que se fosse um homem teria feito uma garagem para quatro carros e eu teria que usar varais móveis na piscina,kkkk. Sofro com algumas escolhas como o granito igual ao teu que chama poeira pra cima dele. Mas aí lembro do ponto positivo que foi a escolha da cor dos armários. Se tivesse escolhido branco sofreria mais. Sempre tenho e sei que terei projetos pra realizar. Acho que é assim com todo ser humano. Sonhamos, sonhamos e sonhamos… Ainda bem!!!
    Bjos!!!

  13. Sabe meninas, concordo com algumas das citações acima.Nada é perfeito.Mudemos os nossos olhares.Nossas formas de ver as coisas.Eu moro de aluguel, assim, eu tenho a opção de procurar a moradia mais adequada ao que acho necessário.Mas admito pra vocês , que adoraria passar pelos acontecimentos aos quais vocês citam, briga com o marido, indecisões sobre cores, pisos, janelas, layout, jardins, piscina redonda ou quadrada, enfim,,,,,( ciúmes saudável , tá), mas tento fazer da minha casa hoje, o lugar perfeito para estar com as pessoas que amo, recarregar minhas energias, receber os amigos,,,,,,e em constante mudanças, pois, embora não seja própria, sempre invento alguma mudança possível..rsrsrsrs….. bjs

  14. Cada canto da minha casinha quando o pessoal da obra pergunta alguma coisa que tenho que dar uma resposta definitiva já fico inquieta com medo de alguma hora ter me arrependido. Adorei o blog. Os posts de casas de leitores é muito bom. Quem sabe um dia eu não apareço aqui com minha casinha. Beijos Lily =D

  15. Ai Lily, hoje não poderia deixar de comentar. Vc sintetizou muito bem essa questão que me deixa, exatamente, assim com um gostinho amargo de insatisfação e indignação (naquelas coisinhas que avisei e paguei caríssimo e que NÂO fizeram) e naquilo que faria diferente hoje. Porém, as alegrias são superiores aos amargos de uma construção/reforma. Vc escreveu o que eu gostaria de falar, mas que nunca consegui expressar assim, leve e delicadamente como a vida deveria ser encarada. Um beijo
    Obs. Sabe aquela mesinha? Então, apareceu uma cunhada que pediu para presentear uma amiga da família… Entonces, somente aguardando para ver no que vai dar.

  16. Ótimo post! E uma coisa que aprendi na vida é que tem coisas que não podemos mudar e nem tudo pode ser do nosso jeito. As vezes temos que também escutar o próximo (principalmente nós casadas!) e deixá-los também tomar decisões, mesmo não sendo o que queremos. E ainda tem mais: Nós erramos também! Afinal, ninguém é perfeito, e se fosse seria TÃO chato! rsrs
    Lá em casa me arrependo profundamente de uma mesa que tenho na minuscula sala/sala de jantar. Ela é linda, mas não era bem o que queria. Mas sabe como é, presente de sogra (que amo, mas não tem o mesmo gosto que eu…) e a mesa foi ficando. Até hoje está lá, e quebra um galho danado, mas eu olho torto para ela…
    Mas cá entre nós, afastar a amargura com uma taça de vinho é podre de chique! Tá podendo heim? rsrs brincadeirinha!

  17. Como tudo na vida…
    Nós aqui compramos um ap…não foi nossa primeira opção, foi a q deu, mas ja to começando a olhá-lo com um novo olhar e perceber q pode ser até melhor do q aqueeeeeeeeele q eu queria. Na verdade, poderia ser não…é! Mas eu gostei mais da distribuição do outro…esses dias me peguei vendo as fotos do outro…aí caí na real e pensei, pára com isso Katia…agradeça o q Deus lhe deu! Tenho certeza q o novo ap vai ficar lindinho depois daqueeeela repaginada…fora q o pacote q vem junto com o ap…é bem melhor tb…açougue, padaria, mercado, comercio em geral…tudo pertin…ao contrário do outro q tinha q fazer tudo de carro.
    Então amiga…se a gente ampliar o olhar…vai ver muito mais coisas q nos agradam…e vou te falar, pra quem ve sua casa aqui do outro lado da telinha, pode acreditar, ela tá o must!!!
    E qdo é assim, ofereça o vinho pras amigas tb néh oxi…a gente gosta viu…só pra vc saber! rssss
    Bjsssss

  18. É isso mesmo… e muitos pequenos arrependimentos pessoais fazem-se compensar por uma grande felicidade a dois, já que a vida é feita de escolhas que implicam renúncias, e se gostamos do outro também não queremos que seja ele a renunciar a tudo. Não sei se não nos custaria tanto ou mais vê-lo triste, do que triste nós ficamos com cada perda que nos calha. E, de resto, o que tem uma bancada, uma prateleira, um armário ou um tapete, se o uso que lhe damos e a forma como o decoramos valem muito mais do que esse item em si? … A forma como contornamos os obstáculos, o que menos nos agrada, fazendo-nos gostar!

    “Porque eu fiz instalação de ar no home office se ninguem fica lá?”. Bom… Eu ainda não tenho a casa nem meia feita, você sabe, mas só esta pergunta já me leva a uma que eu vou fazer certamente: “porque é que instalei uma salamandra no anexo do quintal, se de inverno toda a gente prefere ficar dentro de casa?”. Já prevejo o arrependimento, e mesmo assim avanço. É da maneira que farei parte do clube. E de um clube de gente super simpática! 🙂

    E sim, é bonita a sinceridade da Paula. É justa, e generosa. Também o teu gesto de nos fazeres notar isso. Faz-nos pensar e serve-nos de aprendizagem amplificada. Isso é bom!

    Deve haver por aí gente arrependida por não ter dado atenção a quem merecia, não ter acudido quem precisava; por ter negligenciado a saúde, feito uma operação estética fracassada; por ter matado alguém, roubado alguém, magoado alguém, sido injusto para alguém; por ter perdido tudo no jogo, por ter sido mau para seu filho, por não se ter podido despedir dos seus pais; por não ter sabido aproveitar o amor, por tê-lo negado; por nunca ter pensado nos outros, nem em si mesmo. Isto sim, é arrependimento que merece o nome.

    Ah!, E arrependimento deve ter gosto de molho de soja, daquele do restaurante chinês! 😉

    Um grande abraço.

  19. “Pequenos arrependimentos convivem bem ao lado de grandes felicidades.” (Lilian P. Belentani).

    Tá aí, tá respondido! Eu vou até tomar nota dessa frase aqui pra nunca mais esquecer e ser feliz mesmo diante daqueles pequenos e incorrigíveis erros que a gente vai somando pelo caminho.

    Bjo querida!

  20. Oi Li, como não acabei a minha casa , ainda não sei oq eu errei ou acertei, mas por enquanto meu arrependimento, é de não ter feito um closet. Bjos.

  21. Menina,nasce uma filósofa,hahaha!

    Também acho que a casa perfeita não existe,até porque nosso olhar vai mudando com o tempo e o que era ideal,às vezes, passa a desagradar e aquilo que te corroía porque você não brigou para fazer,hoje nem tem tanta importância.
    Minha casa foi construída em módulos,por conta de grana(a falta dela).Foi bom por um lado,porque pude fazer mudanças que melhoraram em muito o aproveitamento dos espaços.Por outro lado,ficou com diferença no revestimento mais parecendo showroom de loja de material de construção.Também não me animo mais em trocar,até por questões de súde de Carol.
    LEmbra que alguns meses eu te falei que me arrependia de não ter insistido com o marido por um lavabo?Hoje,sem empregada,tempo corrido,vejo que seria só um lugar a mais sem uso e com obrigação de manter limpo.Quem vem na minha casa é meu AMIGO e daí que vai topar com a cadeira de banho de Carol no banheiro social?
    Eu também voto pela transformação do seu home office num ateliê e aí lá você pode pirar-colocar papel de parede,pintar móveis,revestí-lo com tecido!!Hum,hum?

    Beijos!!!

  22. ehehe
    a minha cozinha também tem o balcão preto (que só eu sei limpar) e também o chão 😀 😀
    mas é tão lindo 😀 ;:D que não me importo de só eu saber limpar

  23. oi Lilly, a paula é sempre muito franca nas suas postagens, o que é muito bom pra gente, hehhe
    O granito escuro e assim , olhando de cima vc não precebe a poeira, mas sentada na mesa da cozinha e olhando pra bancada estou vendo a poeira no canto me esperando. é uma novidade o granito claro, se fazer uma nova ficaria tentada, mas inda tenho dúvida se com o tempo funcionaria também, temos que fazer uma pesquisa, hehee
    Adorei todos os comentarios que li, ( não li tdos), mas muito bons, tens o dom de nos fazer falar!!!!

    bjinhos, bom dia!

  24. Agora fiquei pensando, é muito ruim limpar mármore escuro? pois em casa tenho branco nas duas pias de banheiro (#memata?!) e odeio pq vive sujando, minha mãe teve a vida toda a de mármore branco na cozinha, vivia de molho com cloro e saponáceo.

    Juro que eu achei que comprar verde ubatuba seria um bom negócio para a churrasqueira da casa de campo, cozinha de lá e tava querendo isso pra cozinha do apto tb.

  25. Oi Lillian…obrigada pela citação…sabe que fui olhar meu analytics ontem a noite e vi que tinha vindo muita visita do Blog da Reforma. Mas eu estava com minha filha internada, acabada de ser operada, entao nao fui fazer visitas.
    Agora, ela bem já, vim blogar e tive a surpresa da sua gentileza.
    Muito obrigada, e eu acho que ajuda mais quando a gente fala o que nào deu certo , do que o que pode dar…mas a gente nao conhece, nao é verdade?
    Alias…errei em bem mais coisas por aqui tambem….e hoje em dia, principalmente eu que trabalho com acabamentos, vejo que as inumeras possibilidades nos dão a sensação de termos errado, ou se enganado nas escolhas.
    bjus querida e fique com Deus.

    Paula Kasas

  26. Adoro ler os posts da Paula Kasas e o seu me fez considerar muitas coisas que fiz de errado aqui em casa tb… mas dói mais (no bolso) é o que está novo, mas encontrei pronto…
    Parabéns pelo blog

  27. Ja falaram tudo, né Lilian!!!!
    eu também não acertei em tudo e devia ter ousado mais nas cores das paredes da sala… mas nada que não seja fácil dar jeito. Quanto a sua pedra escura da cozinha, eu acho um chaaaaaarme!!!!! O branquinho ia ficar sonso!!! Deixar sujar, oras bolas, branco também suja… O meu aqui em casa é claro, um tom de caramelo… tradicional… ficou fofo!!!! Acerta-se aqui, erra-se ali, até os arquitetos erram….

    beijãoooooooooo

    Gi

  28. Oi, adorei o post, era tudo que precisava ler neste tempo de finalização onde os errinhos vão aparecendo e a gente vai ficando com muito raiva do que deu errado, só vc para escrever palavras tão leves e muito verdadeiras, foi um alivio ler isto aqui.

    Bjs

  29. Olá!
    Nem vou comentar a mensagem em si, pois isso já foi muito bem feito nos comentários anteriores. Mas gostaria de destacar a forma sensível, elegante e criativa como expôs o drama do arrependimento. Textos bem escritos me emocionam. Parabéns!

  30. Oi Lilian… Minha xará.
    Estive passeando na net e me deparei com seu blog, que diga-se de passagem é um show a parte..
    Falando em arrependimentos, eu te entendo perfeitamente! Estamos na fase final da reforma do apê, e já me arrependi de algumas coisas (uma faixinha carézima que ficou uma nhaca, e por ai vai) Fiz os outros banheiros basiquinhos com medo de errar, ou enjoar. E pequei pelo medo. Ficou básico demais. Mas encontrei uma solução prática, rápida, barata e sem sujeira…. Já ouviu falar em pastilhas adesivas?! Elas se parecem muitooooo com as famosas pastilhas de vidro, e já decidi, vou eu mesma arregaçar as mangas e colar as tais pastilhas no meu banheiro e no banheiro das crianças… Dá uma pesquisada. Quem sabe não seja a solução para vc tbm…
    Bjs, uma leitora admiradora

    Lilian Danielle

  31. bom dia Minha querida, muito legal sua reflexão, existem coisas que precisamos mesmo nos arrepender.
    Lily, gostaria que me ajudasse a divulgar um blog, que fala sobre reflexoes e coisas muito importantes em nossa vida, feito por uma menina bem bacana, rsrs , minha filha.
    o endereço é esse http://justbeliievee.blogspot.com.br/ conto contigo, deixa falar todo dia entro no seu blog, gosto demais ta….

  32. Nem me fale em erros! Aqui são tantos!
    Mas vou aprendendo a convviver com eles…
    E você adora postar fotos com a sua mesa pra atiçar as lombrigas né??? Malvadaaa!
    kkkkkkkkkkkkkkkkk Ai ela é minha paixão…
    Bjs,bjs…

  33. Achei suas observações maravilhosas pq é isso mesmo que acontece. Construí minha casa e olho pra várias coisas e penso que poderia ter feito diferente… o banheiro branco que nunca, mas nunca mesmo pára limpo pois ao 1º cabelo que cai já aparece… mas é bem difícil escolher as coisas e acertar em tudo. Mas quando olho para o janelão e a parede de tijolinho que ficaram lindas vejo que é isso mesmo acertos e erros. É que sabemos o quanto é difícil consertar estes erros e ficamos tristes, mas é a vida!!!! adoro seu blog parabéns

  34. adorei seu post, eu hoje vejo que poderia ousar mais, algumas coisas eu queria mas o meu din din não dava rs mas meu arrependimento foi comprar piso anti deslizante mas na verdade esse piso é deslizante já foi marido,filho, empregada que já caiu aqui. Não recomendo!!! e tirar isso seria uma fortuna só no terraço são 200 m2 de piso e ainda coloquei na area da churrasqueira…

  35. Pingback: Blog Retro 2012 « Blog da Reforma

  36. Pingback: a minha mesa de jantar! « Blog da Reforma

  37. Minha lista de arrependimentos na casa:
    O piso da sala que é rústico e irregular, limpa limpa e continua com aparência de sujo
    Os pisos dos 3 banheiros da parte de baixo, são brancos lisos, suja a toa e aparece qualquer risquinho
    Não ter feito as colunas das varandas em volta da casa de madeira, ia ser mais caro que concreto, mas não contei de forrar com pedra pra dar acabamento iria ser 3 vezes mais caro.
    Ter feito a marcenaria pequena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s