é possivel ter a casa sempre limpa?

Padrão

esta semana uma pessoa começou o que virou uma longa discussão no face.

ela não aguenta mais ficar sem empregada, a casa não pára limpa, o que fazer?

ela ainda comentou que as donas de casa americanas dão conta de tudo e suas casas são um brinco.

beeeem, pelo menos as casas de seriados, reality shows e filmes açucarados são assim.

mas voces viram algum empregado na casa do Ozzy ou do Gene Simmons? eles tem, empregados sim!!! mas não aparecem pra dar a impressão que a Sharon e a Shannon cozinham , lavam, passam.

então tá hein???

na verdade, o que vemos em programas como “chega de bagunça” e “cada coisa em seu lugar” é que a maioria acumula o que não precisa.

não podemos nos guiar pelas casas de revistas, filmes, novelinhas, pois somos pessoas reais vivendo em casas que empoeiram, sujam e precisam ser limpas TODO DIA.

eu tive empregada todo dia nos ultimos 20 anos e creiam, apesar da facilidade de chegar do trabalho e ter comida pronta, roupa passada,  casa limpa, eu acabava não sabendo direito onde estavam as coisas, muitos itens ficavam sem limpar, nada ficava como eu gosto.

e olhem que sou “facinha” de agradar hein?

sem falar na grana, como disse a dri kastrup, a gente economiza pelo menos R$ 15.000,00  ao ano! (em salários, ferias, 13º).

e outro fator: quando voce faz pouco, acostuma na moleza. quando começa a fazer e cria uma rotina de trabalho, tudo fica mais facil.

uma amiga me disse que não fez duas faculdades pra virar doméstica.

mas quando ela fica sem as duas empregadas quase morre!!!( de reclamar).

então acho que o melhor é saber fazer.

desde dezembro do ano passado optei por faxineira duas vezes por semana.

ela é uma pessoa calma e de confiança.

ela vem às 3ªs e 6ªs, e limpa e passa alguma roupa que tiver.

e como manter a casa limpa no resto dos dias?

segue-se um debate com mais de 100 comentarios

foi falado naquele método flylady e em vários outros.

eu nunca entendi direito o flylady, que é um sistema americano de organização.

é que eu rejeito algumas coisas “importadas”, algumas frases feitas e expressões que desconheço.

aquele lance de amarrar o sapato, brilhar a pia, declutte, abençoar a casa…

o “amarrar o sapato” eu entendi, pois uma das moças do face explicou: tem que se vestir antes da limpeza, nada de ficar limpando a casa de pijama ou o negocio não rola.

mas como não gosto de fanatismo ( andei lendo estes blogs de flyladies e achei que a pessoa acaba ficando abestada) acho que tem um meio termo pra tudo.

e é o que minha mae sempre diz: camas arrumadas, chão varrido e pia limpa dá impressão de ordem.

eu me atenho a isso, então no dia a dia quando não tenho a faxineira saio de casa para o trabalho já com as camas arrumadas, banheiro em ordem, almofadas no lugar.

nenhuma roupa jogada: ou foi guardada ou está lavando.

jogo na rosecreide e ela lava sem reclamar.

guardo a maioria das roupas sem passar.

na cozinha faço o básico e compro o prato principal numa rotisserie ou restaurante por quilo.

não fritar bifes reduz a gordura em 0%, sacaram?

almoço servido, o que sobra vai para recipientes de vidro ( aboli os de plastico, pois ficam feios e manchados e uso marinex com tampa) e geladeira.

arrumo a cozinha e passo um pano com água quente e detergente neutro no chão e volto para o trabalho.

quando chego as 18, a casa esta em ordem e se for o caso eu dou uma geral.

rego meus (poucos) vasos, jogo uma água na varanda.

minha casa está sempre limpa, mas a gente tem que contar com os imprevistos, como as chuvas de terra ou de fuligem, patinhas de gato ou de cachorra, filhos que deixam coisas jogadas.

numa casa onde todos colaboram flui melhor.

aqui em casa eu e o mr husband somos ordeiros, mas os meninos…

então é basicamente  guardar o que se tira, e manter a ordem.

mas confesso que as vezes sai do controle.

PS: OS COMENTÁRIOS ESTÃO MUITO BACANAS, CHEIOS DE DICAS, INCLUSIVE DA RO, A DONA DO SITE FLYRO!

Anúncios

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.

»

  1. nao gostei muito desse flylady tb nao…..que pessoa limpa o chao em 10 minutos? das duas uma…ou nao limpa direito, ou mora num conjugado/kitinete!!

    sou mais ir fazendo comforme a demanda, gracas a deus nao sou e nem posso ser neurotica com limpeza!!

    bjooo

  2. Eu não fico limpando casa todos os dias nunca, detesto. Limpo casa uma vez na semana e olha lá, coloco minha filha para varrer o chão durante a semana e cuidar de seu banheiro. As louças não tem jeito, não dá para acumular, daí eu lavo e marido e filha lavam o que sujam. O fogão é forrado com papel alumínio (sou inimiga de limpeza de fogão e faço o possível para facilitar minha vida). Definitivamente uma faxineira pelo menos 1x na semana me faz MUITA falta, só que aqui em minha cidade elas estão em extinção (minha filha fala que sou muito exigente).
    Não sei se um dia conseguirei ser bem organizada como eu gostaria, mas de uma coisa tenho certeza, nunca vou gostar de trabalho doméstico.
    Parabéns por conseguir ter uma casa limpa a semana inteira, isso é muito bom.
    Beijos

  3. Gente, porque tanto drama??? Eu ainda nem sou dona de casa e já conheço bem a fórmula “camas arrumadas, chão varrido e pia limpa” pra manter uma ordem básica. É claro que ordem básica não dispensa os dias de faxina, mas faxina todo dia não é zelo, é doença. Conheço gente que mora na Europa e por lá as mucamas já foram abolidas faz tempo, nem por isso falta ordem e limpeza nos lares.
    É claro que todo mundo vai dizer que eu só estou falando isso porque ainda não conheço bem o tamanho da encrenca… Bom, eu não quero ter razão, quero é ser feliz. Sai neura!!!

  4. Oi Lilly!!! Tbm ja havia reparado nas casa americanas, não vemos empregadas e estão sempre lindas. Minha irmã mora em Sydney/ Australian e ela disse que por la é tudo diferente a começar pela vassoura, não existe pano de chão, é so aspirador e um outro troço la. Banheiro la nem ve água , é spray e paninho. Não sei se gostaria de morar por la pois adoro jogar agua em tudo, hehehehe. Como não fiz duas faculdades to de Amélia mesmo, mas na nova casa reduzi ao máximo as coisas , móveis, enfeites, atc. Sem tapetes, almofadas, isso não combina com crianças. Bjus.

  5. Já escrevi sobre casa arrumada demais em meu blog,e acho que casa muuuuuuito arrumada é casa sem vida ,casa de gente castrada,concordo com a sua mãe qdo diz que camas arrumadas, chão varrido e pia limpa dá impressão de ordem. Claro que limpeza temos que fazer sim ,mas o povo tem que parar de se iludir com novela, revista e coisas do tipo,aqueles ambientes são que nem modelo ,se arrumam antes de fotografar.E foi o que a Cris falou ,poca coisa gente,pra que fazer da casa uma loja de departamento!
    Beijocas Lilly!
    http://michellefaladetudo.blogspot.com

  6. Oi Lilian, como estou a muito pouco tempo nesta vida de dona de casa de verdade, ainda não consegui me organizar não, fico perdida, me atrapalho, mas a construção tem tomado muito do meu tempo e me deixa um bagaço…rs
    Qto as casas americanas, tenho uma conhecida que mora lá, e é mais facil mesmo que aqui, eles não tem empregadas todos os dias não, mas não cozinham e só usam aspirador, as roupas não são passadas é tudo muito pratico, pagam alguém para cuidar do jardim e não gostam de estranhos dentro de casa. Mas não existe faxina de mangueira.
    O meu grande problema é ser minuciosa demais, ontem fiquei a tarde toda para limpar a geladeira, não consigo fazer por cima e ai meu tempo não dá. Sinto falta de rotina tb, mas qdo estava sozinha em Sampa, levava numa boa, tinha uma pessoa para passar minha roupa de 15 em 15 dias, acho que o grande problema é a cozinha, ela toma tempo demais, marido adora um bife acebolado (ai meu Deus).
    Bjs

  7. Ah, eu gosto de casa limpa e arrumada. Na verdade me concentro em manter tudo no lugar e limpar as sujeiras aparentes durante a semana. Uma vez por semana, uma limpeza de verdade. Namorido e eu tiramos o sapato na hora de entrar em casa e saímos colocando tudo no lugar. A louça eu lavo toda a noite e deixo secando no escorredor e guardo pela manhã. Fritura durante a semana: boto o grill do lado de fora da casa…kkkkk, se esse for o único prato do dia. Se for fazer outras coisas, aí sim, tenho motivo pra limpar o fogão, porque cá entre nós, limpar cozinha todo dia ninguém merece! Tiro a roupa da secadora e separo o que precisa ser passado no momento que levo pro quarto. Passo no dia seguinte e guardo. O negócio é não acumular. E essas dicas americanas não funcionam pra gente. Nossa mania de limpeza é muito maior. Li uma vez uma discussão sobre isso e muitas se programam pra passar pano molhado a cada 3 meses. Só usam aspirador, e limpam o vaso, pia e banheira com um spray remove tudo. Botam a louça na lava-louças e pronto! Casa um brinco (pra elas)! Se a casa estiver arrumada, gasto em torno de 40min por dia na conservação. E faz um mês que estou com uma pessoa vindo uma vez por semana… libertador…kkkkkk
    Mas isso é história pra post, porque a adaptação não está sendo fácil – sou psicopata! kkkk
    Beijocas!
    E Loba, melhor?

  8. Olá Lilly, lição de casa para mulheres da minha geração,que se sentem mal por não conseguir ser “modelos de donas de casa”, ou porque a sogra ou a vizinha vai reparar no que voce não fez. Os tempos são outros, vamos deixar de querer ser perfeitas e viver mais a vida . Beijão .
    Filomena.
    (´Já falei que quero ser como voce quando crescer?)

  9. Bom dia a todas e Prazer conhecê-la Lilly!!

    Fico super contente quando conheço pessoas nascidas organizadas, fica óbvio as dicas de escrever o que é para ser feito e obedecer as regras para não desconcentrar,não acumular e não ser consumista compulsivo.

    Para nós brasileiras é fácil viver com menos – uma espécie de simplicidade voluntária, mas estamos começando a trazer para o Brasil um péssimo hábito: consumismo…

    Para começarmos a ter acumuladores falta pouco, também estamos evoluindo em pessoas com diplomas e concursados, não haverá muitas empregadas e nem os pedreiros – risos..

    Sim, vai chegar uma hora que os maridos terão que se virar na reforma e as mulheres a cuidar da casa e aí muitas contratarão Personal Organizers para ensinar o básico: arrumar camas, manter a pia em ordem, uma despensa com produtos básicos e uma geladeira sem produtos estragados…

    Mas o que é óbvio para mim, não épara todos não é mesmo?

    Parabéns pelo BLOG e lhe garanto é bom ver minha casa mais arrumada que a 6 anos atrás..

    Bjins

    FLYRoBrasileira

  10. Eu vou te dar outra dica de um graaande aliado meu: o álcool!

    É, esse mesmo. Líquido ou em gel, passo álcool na pia, no fogão, no chão… tudo fica limpinho e cheiroso.
    Também sou da linha da sua mãe “camas arrumadas, chão varrido e pia limpa dá impressão de ordem”.
    Tb não deixo nada esparramado (coisas fora do lugar) que ajuda muito

  11. Lilly! Li uns pedaços de dois posts desse blog de flylady e quase morri de sono. Limpar a casa ouvindo músicas natalinas? (ecaaaa) Ter rotina com dia e hora marcada pra visitar a família, passear com as crianças e namorar? Fazer tudo com um timer? Ah, fala sério, essa pessoa não tem vida, credo.
    Na minha casa temos empregada de segunda a sexta e também não fica 100% do jeito que a gente gosta, mas todo mundo colabora um pouco e assim a gente mantém tudo em ordem. A única baguncinha visível são os brinquedos que nosso cachorro vai espalhando pela casa, mas isso a gente não liga e acha fofo. =]
    Beijo!

    • Bom dia Anne!!

      Desculpa, mas tenho vida sim…

      Faço tradução e adaptação do Sistema FLY voluntariamente, pois o Sistema deu certo para mim e deixamos bem claro, para quem entra no Grupo do Yahoo: para ler os documentos e as dicas e adaptar à sua realidade…

      Vivo intensamente uma vida mais organizada do que há 6 anos atrás e acredite, as pessoas que entenderam que ter dicas de como se Mimar e se cuidar mais todos os dias estão tão ou mais felizes do que eu…

      Bjins e seja bem-vinda ao mundo FLY – Finalmente Amando Você Mesma!!!

      FLYRoBrasileira

  12. Ahhhh quando eu for gente grande, quero ser que nem vocês !!! aqui a gente vem falando em dispensar a empregada, mas na verdade tenho medo, pq sempre tivemos uma… eu trabalho fora, marido trabalha embarcado, o que significa que metade do tempo ele não tá em casa, tenho duas crianças pequenas, 4 cachorros e eventuais gatos… mas tá combinado que depois da reforma vamos ficar sem mesmo… acho que os equipamentos que vamos colocar vão ajudar muito, principalmente um bom aspirador de pó, lavadora de louça e e secadora de roupa, nessa terra onde chove 2/3 do ano… talvez a gente acabe contratando alguém pra fazer a limpeza pesada, uma ou duas vezes na semana, mas isso também custa um bocado, né ? alem do jardineiro, que acho difícil – muito difícil – ficar sem. vamos ver o que vai acontecer… bjobjo

  13. Lilly e demais leitores/as,
    já morei nos EUA. Lá quase ninguém tem empregados. Apenas os bilionários. E olhe lá! É MUITO caro! É tanto que faxineiras lá andam de carrões, têm casa própria e tals. Isso de ter empregado é uma tradição nossa, ligada ao nosso histórico de escravidão e tals. Ainda bem que isso está acabando! Na Europa também é assim: pouquíssima gente tem empregados.

    Mas temos de entender que, nesses países, há toda uma infraestrutura que ajuda muito. Por exemplo, as famílias têm ótimas creches para os filhos ou podem receber ajuda de custo – no Canadá e na Holanda é assim – para trabalhar menos tempo fora de casa e ficar mais tempo em casa com os filhos.

    Além disso, os produtos deles são excepcionais e a consciência com relação ao desperdício – de comida e da água – é muito grande. Aqui NÃO EXISTE CONSCIÊNCIA COM RELAÇÃO A ISSO! Gastamos água a “torto e a direito” e desperdiçamos muito! De comida a energia elétrica, passando pelo produto de limpeza. O que já ouvi de gente reclamando que a empregada torra todo o material de limpeza não está no gibi!

    Aqui em casa é como na sua – com a diferença de que não temos filhos. Mas temos um fogão vitrocerâmico, que é o auge da minha recente vida de dona de casa, uma lavadora de louças e uma de roupas. Vem a Rutinha aqui passar a roupa e limpar a casa uma vez por semana – a ajudante mais disputada de Brasília! Duas vezes por semana aspiramos o chão – nada de vassoura! Lavamos janelas uma vez na vida e outra na morte – é apartamento, 9° andar, super complicado – já abstraí.

    O segredo é ser organizado – não deixar nada fora do lugar, não juntar louça em pia, não fritar comida todo dia, usar produtos que minimizem a necessidade de uso da água. Eu sou louca pra ter aqui um amaciante de roupa que tem nos EUA – são uns paninhos que você joga na máquina junto com a roupa e não precisa passar. Lá toda lavadora é secadora e isso também facilita o processo.

    Para mim, é mais interessante investir em compra de equipamentos bacanas pra casa – aspirador, fogão mais fácil de limpar, lavadora de louça, lavadora/secadora de roupa, vaporizador de roupa, etc. – do que gastar 10 mil reais ou mais com empregada.

    E, para quem quer ter empregada, não abre mão de jeito nenhum, acho que tem de abrir o bolso mesmo, pois é um trabalho muito árduo, normalmente desvalorizado, mas que, se você for pensar bem, está cada vez mais escasso e, pelas leis de mercado, será cada vez mais caro!

    Discordo totalmente da sua amiga que afirmou que não fez duas faculdades pra limpar casa. Isso é pensamento de colonizado. Eu tenho duas faculdades, duas especializações, mestrado e estou terminando o doutorado e não tenho o menor problema de lavar um banheiro, ou lavar louça, ou de fazer qualquer outro trabalho “braçal”. Principalmente porque estou fazendo na minha casa, para manter o meu ambiente limpo, ou seja, para exterminar a sujeira que eu mesma fiz. 🙂

    Eu valorizo muito todo e qualquer trabalho – do frentista que me atende no posto ao gari que limpa a rua. Sabe por quê? Porque é um trabalho digno como qualquer outro. Eles poderiam estar roubando ou estuprando por aí, né? Mas estão trabalhando. Merecem nosso respeito, dignidade e ao menos um bom dia SEMPRE.

    Adorei você ter trazido esta discussão para este blog – parabéns! Não gostei muito foi da foto da Gisele. Mas já é assunto pra outra discussão. 🙂

    Abraços a todas!

    • Comentário-show a um post-show (tirando a foto!). Perco o sono com bagunça e sujeira, que odeio, mas também detesto limpar. Aos 65 anos, aposentada, sem empregada, não consigo me achar nessa equação, vou empurrando com a barriga.

      • Bom dia Carol!!!!

        Lindo POST!!!

        Parabéns pelas explicações que fez tornar bem claro por que “Organização” e dicas de Organização é o tema do momento, quem viver verá que nãoadianta fugir da raia, teremos que amar nosso Lar e cuidar direitinho de nosso recanto de descanso..

        Bjins para todas

        FLYRoBrasileira

  14. MEnina,nem fazia ideia que existe programa/método para cuidar de casa(o tal Flylady).Bom,mas também não posso dizer que sou assim uma dona de casa exemplar.Sempre tive faxineira uma vez por semana e uma santa que me ajuda a cuidar da minha filha especial e sempre deu certo.MAs,há cerca de 4 anos,minha filha teve um AVC e ficou acamada e para facilitar as coisas em casa,resolvi contratar uma empregada.Mas como nunca gostei de casa muito cheia,acertei por 3 dias na semana.Tenho um contador para cuidar de tudo para evitar dor de cabeça.Tem registro em carteira,todos os direitos e o salário é proporcional ao salário mínimo para a categoria.Fazendo as contas,sai menos oneroso que pagar por diária(aqui em Bauru o valor varia de 70 a 90 pilas).
    Mas também faço minha parte.Reorganizei meus horários para estar em casa nos dias que ela não vem.Tô lavando um box que é uma beleza!!
    Também acho que a gente foi mal acostumada.Na casa de minha mãe sempre teve 2 pessoas trabalhando.Como ela mesma diz,”nunca bati um prego numa barra de sabão”,hehehe,aí quando me deparei com a dura realidade de cuidar de casa achei um saco!Nos últimos tempos é que estou sentindo mais prazer no trato com a tarefas domésticas.Um dia chego a Martha Stewart 🙂

  15. Eu sou de lua…as vezes sinto um prazer enorme em limpar e organizar, mas as vezes me sinto uma escrava, obrigada a lavar passar cozinhar. O que me irrita é a obrigatoriedade!
    Então, esse programa flylady pra mim nao serve…Achei estressante, cronometrar cada atividade??
    Prefiro fazer mais ou menos durante a semana toda e na quinta feira caprichar mais, ate mesmo pq chegar em casa e ja ter tarefas me esperando me estressa. Se a coisa fica feia antes da quinta, ok, faço antes.
    O problema são as cobranças, medo do que “as pessoas vão falar”. Pra mim o que conta é meu conforto, afinal, a casa é MINHA! Gosto de tudo no lugar, facilita a vida, mas se nao deu tempo de caprichar, vamos para a emergencia camas arrumadas, chão varrido e pia sem louças. Fiz a casa para curti-la, nao para me estressar e me tornar escrava.
    Ja tive empregada todos os dias ( ooooooootimo!!), faxineira duas vezes por semana e a ultima vinha so de sexta feira. Prefiro so uma vez por semana, tenho um filho só e pra mim esta otimo. Agora estou sozinha, mas trabalhando so meio periodo.
    Se todos os moradores da casa forem disciplinados tudo fica mais facil, nao é preciso sair pela casa cantando objetos fora do lugar, ja que quem tirou deveria ja ter colocado no lugar… Enfim, maus habitos que precisamos mudar aqui em casa….
    O segredo é não ser escrava…deixar de tomar um chopinho pq tem que passar roupa, evitar vistas pq tudo nao esta brilhando, isso, jamais!

  16. Amiga não conhecia esse programa, já fui muito exigente com a casa, hoje to mais zen, tipo lavava a casa todo dia e tal, hoje não faço mais essas maluquices, podemos deixar nossa casa em ordem, sem perder aquele jeito de casa da vida real
    Cheiro!!

  17. olá Lily, amo seu blog, tanto q acompanho sempre… olha, essa questão de cuidar de casa é delicado, eu concordo com sua mãe, pois minha avó já dizia isso, quarto, banheiro e cozinha em ordem já dá um aspecto de limpeza enorme! as máquinas são as nossas melhores amigas, adoro minha lava louças e minha lava roupa… pois facilita um bocado… aluminio no fogão, por que não?! facilita na limpeza e ajuda a manter novinho… criança bagunça mesmo, mas pegar no pé por causa disso tb não, né? um dia crescem e pronto a gente sente falta da “bagunça” rs, olha, tenho faculdade e aboli empregadas, faço eu mesma, pois sai do meu jeito e não fico p. da vida se quebrar algo… fui eu mesma! rsrs fora a economia… gostei da sua dica de limpar a cozinha com água quente, vou usar essa tecnica, tb gostei da dica dos marinex, podem ir na lava-louças tb.. acho q o importante é cada um se organizar do seu jeito, pois o q é legal pra mim, pode nao ser pra vc… e cada um sabe da rotina de casa… rs beijinhos Ale

  18. Também tenho diarista que vai uma vez por semana! E é ótimo chegar e ver tudo limpinho e cheirosinho! O problema são os outros dias! rsrs ai procuro que ela vá sempre pelo meio da semana, e no final de semana dou uma geralzinha: varro, passo o pano, limpo banheiros e pronto!

  19. Gostei das dicas , é bom ter a casa limpa e cheirosa…. Pior coisa é alguém te visitar e encontrar aquela bagunça,rs,rs,por isso procuro sempre dá um jeitinho na casa, varrer , tirar o pó e banheiro ,cozinha organizada, mas pior é o tempo , pois temos que viver também , um beijo pra todas limpinhas .

  20. Não vou me matar de trabalhar, chegar em casa e ainda lavar o chão. Prefiro pagar o salário para alguém. A minha empregada faz a faxina duas ou três vezes na semana e eu assino a carteira sim, é direito dela.

  21. Gostei do post. No momento estou sem secretaria e confesso que não sou muito amiga ds afazeres domésticos. Até porque quando pego para fazer, quero deixar perfeito e acabo perdendo muito tempo assim. Não entendi o porque da água quente para limpar a cozinha. Pretendo adquirir uma lava louças pois ver a apia cheia de louça toda hora não é umas das mais belas visões. Outra aquisição prevista é o aspirador. Por aqui até faxineira está dificil.

  22. Eu sou adepta desse sistema. Antes dos filhos, tirava um ou dois dias para faxinar, passar roupa e arrumar armários. E a casa se mantinha limpa e arrumada, com algumas manutenções de 15 minutos.
    Depois deles, vi que meu método não funcionava.
    Então, meu lema é um pouco todos os dias. Não deixo acumular nada.
    Não canso porque não faço uma faxina pesada na casa inteira em um ou dois dias e acho que assim, acabo sendo mais minuciosa no que é feito.
    É claro que organizar armários e gavetas e limpar a sua parte interna toma mais tempo e reservo um dia para isso.
    Mas no resto, o flylady funciona perfeitamente bem.
    beijo

  23. Eu uso panos de micro fibra de diversas cores para limpar. Azuis para o interior, rosa para o banheiro e wc, e de outra cor para a cozinha. Esses panos dispensam o uso de detergentes porque absorvem a gordura, pó e bactérias. Não podem ser usados com lexívia ou amaciador. Devemos usar água fria ou morna e bem torcidos. Uso vinagre para desinfectar e abrilhantador de loiça para o box do banheiro e torneiras. Protege contra as manchas de calcário por uns dias. Aspiro a casa de dois em dois dias. Para os espelhos salpico com uns borrifos de água e limpo com um pano de micro fibra especial para vidros. Para as janelas faço uma mistura de detergente da loiça com água e limpo. Económico, amigo do ambiente e rápido. Para o chão um pano micro fibra especial para chão com água e um pouco de vinagre. Como amaciador na máquina de lavar roupa também uso vinagre. Não fica cheiro de vinagre. Para as ervas de jardim não crescerem deito vinagre e elas morrem. Simples!

  24. Olha pra quem falou que a limpeza nos outros paises e simples assim.Eles usam aspirador e esfregona e tudo fica lindo os produto de limpeza lá são 10 só que la não tem esse pó que temos em nosso País tropical e cheio de terra entrando nas casas.kkkkkel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s