fossas

Padrão
eu tinha uma duvida muito grande em relação a este assunto.
mas  foi tão bem solucionada que resolvi transcrever aqui  o artigo da Karlene.
Tipos de fossa, instalação e manutençao adequadas.
“Olá, meu nome é Karlene e trabalho na Desentupidora 18 do Forte, quero agradecer a Lilly pelo espaço e contribuir com o blog passando um pouco da minha experiência com fossas e tirar algumas dúvidas sobre essa parte tão importante de um reforma ou construção.
A fossa nada mais é do que o local onde são despejados todos os resíduos de uma habitação. Normalmente as pessoas ficam na dúvida sobre qual fossa escolher para a sua casa, qual seu custo benefício e qual os perigos que essa escolha pode representar para sua saúde. 

Os tipos de fossa mais conhecidos são fossa negra, sanitária, seca e séptica. A fossa negra é aquela escavação sem nenhuma cobertura interna onde os resíduos caem no terreno, ocasionando a infiltração e a decomposição no solo. A sanitária consiste em uma escavação onde despejam resíduos, fezes e urina, normalmente de casas em locais que não possuem sistema de esgoto.

A fossa seca nada mais é do que um compartimento feito no solo, abaixo do vaso sanitário, na qual os resíduos são depositados. Normalmente utilizada por pessoas com menos recursos financeiros e em áreas mais isoladas.

E por último a fossa séptica que é um compartimento subterrâneo, onde acúmulos de esgotos ou de condomínios são digeridos por micróbios, resultando em um líquido que deve ser dispensado em um sumidouro. Entre todos os tipos mencionados de fossa, a séptica é a única forma correta de armazenar os resíduos de sua residência.

A instalação da fossa é feita  através de canalizações e caixas de concreto. Para uma maior segurança, as tampas devem ser reforçadas, pois as caixas necessitam de manutenção. Ela deverá obter pelo menos um tubo aberto para o exterior, onde será feita a saída dos gases e será feita a entrada de ar. É importante que águas do jardim, de chuva, não sejam escorridas pelas instalações da fossa. Uma regra importante que nem sempre é respeitada na hora da instalação é: nunca coloque água da pia, tanque ou qualquer outra fonte com produtos quimicos como sabão ou detergentes pois estes produtos matam os micróbios responsáveis pelo funcionamento desse tipo de fossa, sem eles a fossa pode intupir causando sérios problemas.

A manutenção das instalações de esgotos é de responsabilidade de seu proprietário. No caso da caixa de gordura, a limpeza deve ser feita semanalmente, enquanto que em outras instalações qualquer vazamento representa um grande problema a saúde. Em todos os casos, é necessária a limpeza adequada feita através de profissionais do ramo.

O valor médio de uma fossa séptica gira em torno de 1.300 reais, isso dependendo do tamanho e do formato de sua fossa. As outras três fossas possuem um custo bem mais acessível, pois você só pagará pela escavação do buraco em seu terreno, porém o custo benefício é bem maior para aqueles que optaram pela fossa séptica que além de mais higiênica é muito mais segura para sua saúde.

Se vocês tiverem dúvidas eu terei maior fazer em responder aqui nos comentários.”
PS: o Denis está acompanhando o blog e respondendo todas as duvidas qeu aparecerem.
Anúncios

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.

»

  1. oi! agora fiquei com uma dúvida! para onde devemos encaminhar as águas vindas dos chuveiros e pias dos banheiros? elas também levam produtos quimicos, e a caixa de gordura? não é ligada ao mesmo sumidouro? desculpe a minha ignrância!
    bjs

  2. Olá cesarina,

    Água do chuveiro, pia do banheiro e agua da chuva podem ser despejadas diretamente no esgoto, não devem passar pela fossa. Se você tiver um sumidouro pode despejar nele também.
    Note que fossa séptica e sumidouro são coisas diferentes. A fossa serve para armazenas os dejetos até que sejam diluídos pelos micróbios e só depois podem ir para um sumidouro ou esgoto público.

    A aguá da pia da cozinha deve passar por uma caixa de gordura antes de ir para o esgoto público ou sumidouro, é importante que seja feito limpeza regular nessa caixa de gordura.

    Os sumidouros são usados em locais onde não há esgoto público.

    Qualquer dúvida estou a aqui para ajudar a esclarecer.

  3. olá, eu tenho duas fossas, uma descarrega na outra, quando uma esta cheia passa para outra, e é feita a limpeza a cada 12 meses.
    mas a minha duvida é, eu fiz o buraco no chao e encaixei dois tubos circulares proprios para fossa, de aproximadamente 1m cada tubo, e a fossa tem aproximadamente 3m de profundidade, e a tama em cima é feita de laje com 50cm mais ou menos de de distancia do buraco onde é a fossa.
    gostaria de saber se ela esta correta ou se ela pode poluir as aguas subteraneas.
    aguardo contato

    Atenciosamente Mariana

  4. oláa, tenho duvidas e acredito eu que um problemão! tem um sumidouro em baixo de minha casa, no mesmo quintal onde eu moro tem mas 2 casas a minha é a ultima e não tenho condições nenhuma de levar o esgoto até a rua, estou tendo problemas pois é um sumidouro antigo e pequeno , a água da pia da cozinha cai embaixo da casa também! já não sei o que fazer pois acredito eu que esta dando infiltração na casa do vizinho dos fundos pois o sumidouro já não dá mais conta de tudo. tenho uma outra duvida também é verdade que o sumidouro causa rachaduras na casa?? por favor me ajudem tenho que fazer obra na minha cozinha e no meu banheiro não tenho muitas condições financeiras!

    Att, Raíssa Pereira

    • Minha construção é antina.Tenho uma fossa comum no fundo de meu terreiro.Além de fezes e urina tenho cisma que o escorrimento das bias vao para lá tb.Isso causa algum dano/

  5. ola, tenho uma duvida, na praia onde não existe esgoto tratado,tenho uma fossa só para o banheiro, a minha fossa da cozinha tenho de refazer, qual é o melhor metodo, se não tenho esgoto com tratamento.

  6. Por favor me responda urgente…
    Eu comprei uma casa que tem uma fossa septica,e moro a 1 ano,chamei a unidade de esgoto para fazer o esvaziamento,e o mesmo me disse que a fossa está seca,como assim “Se eu e minha família temos usado em um ano ela teria que ter alguma coisa,para onde está indo estes resíduos?
    Estou com medo que esteja infiltrando embaixo da casa e venha a cair minha casa,e o que pode estar acontecendo.
    Devo chamar um encanador…
    Por favor o que pode ser,onde está indo os resíduos?
    Não tem nada entupido,está tudo aparentemente normal, unica coisa anormal é a fossa estar seca neste 1 ano de uso . Obs. antes tinha moradores na casa,a casa tem uns 7 anos!
    Obrigado.

  7. Eu não vi muita diferença entre NEGRA, SANITÁRIA E SECA, poderia ser mais claro, os processos dessas parecem iguais.
    ESTOU FAZENDO UMA PESQUISAS SOBRE SANEAMENTO BÁSICO PARA UMA MATÉRIA CHAMADA PARASITOLOGIA. OBRIGADA.

  8. Ola estou com problema a cerca da fossa e do sumidouro de casa, pois elas nao absorvem mais e estao sobrando quando a maquina de lavar joga a agua fora, nao e junta com a do vaso sanitario ok, e tem caixa de gordura , mas o terreno e muito umido, e nao tem esgoto publico ok o que devo fazer? as fossa que tenho sao de concreto daquelas comuns e sumidouro comun ok.

  9. Desculpa minha ignorancia também.. rs.. então no caso o sumidouro da fossa septica seria subterraneo isso???? e eu teria que fazer um sumidouro um buraco sei la ,.. pra poder dispensar os outros liquidos de chuveiroe pia por exemplo?

  10. Boa tarde
    Eu aluguéis um imóvel
    1° andar de um prédio comercial aonde encima fica um açougue e depois algumas salas
    O esgoto é o mesmo para todos
    Na época aluguel mesmo sabendo que tinha uma fossa no meio do salão,mais a informação que eu tinha era que esta fossa estava disativada.
    Pois bem apos alguns meses comecei a perceber um odor forte e agora apos 1ano o odor piorou e agora o fedor também vem de urina
    Outro detalhe é que em uma salinha fiz todo o encanamento para cozinha mais para meu espanto começou aparecer rato” ratões ” guando descobrir que eles comeram todo o encanamento que fiz que era em material de plastico. Tampei com cimento e agora só no balde
    Chamei o dono aqui que não resolveu nada e ainda pediu para eu refazer em ferro a obra que eu tinha feito
    E agora os ratos saem pela privada alem do fedor
    Como eu devo proceder
    Me ajudem

  11. Ola! Tenho um corredor de um metro de largura por uns quatro de comprimento,estou querendo fazer uma fossa sanitaria pois o esgoto passa por baixo de uma casa que fica na rua de tras da minha casa e esta a cerca de tres metros abaixo do solo da minha residencia.
    O morador da casa da outra rua tem se queixado de vazamento, oque eu faço?
    E quanto a agua da chuva,o que fazer?
    Por favor me ajudem…

  12. To construído no fundo da minha loja. Ao cavar uma das sapata começou subir muita agua, então descobrimouso.embaixo da parte construída era uma fossa antiga e sem uso. E agora ?? Como resolver o problema?e pra completar a fossa do vizinho tá vazando p meu terreno.

  13. Bom dia, tenho uma dúvida meu pedreiro fez minha fossa com esses anéis de cimento, mais além resíduos fezes e urina água de chuveiro e água de pia também são jogados la.
    Gostaria de saber se está certo e se não quais são meus prejuízos, isso pode abalar minha casa de algum modo futuramente?

  14. Bom dia.
    Comprei um terreno. Não sabia, mas há uma fossa. O muro (divisão de terrenos) ficará bem em cima. A popular “auto-fossa” foi chamada para fazer a limpeza, para aterrarmos o local. Descobriram que as fezes estão pedrificadas, ou seja, não havia o que ser sugado/retirado.
    Posso aterrar, sem problemas, ou mesmo assim há perigo de explosão?
    Obrigado.

  15. Olá, meus pais estão com uma fossa desbarrancando e optaram por fazer uma nova fossa. A casa não possui muitos lugares para a realização da mesma, então ela será feita na calçada (já consultamos a Sanepar e na mesma não possui rede de água).

    Gostaria de saber qual a distância mínima para a construção de uma nova fossa a partir da velha? E o que deve ser feito quando o buraco da nova fossa começa a desmoronar?

  16. Oi, qto ao isolamento de uma fossa com problemas de vazamento, a 5 anos não limpei e só após a primeira limpeza começou transbordar.Mesmo feito um desvio como optamos segundo ” profissionais “.
    Como faço,é verdade que que simplesmente isolando a entrada,daí ela seca ou existe uma outra maneira mais adequada?!

  17. Bom dia tudo bem?.
    Gostaria de saber sobre suspiro.
    Moro em uma área rural onde a situação a qual construí meu sumidouro e fossa, não me permite subir com o cano de suspiro de forma vertical sobre o mesmo.
    A pergunta é?..
    Posso pegar esse cano para suspiro em qualquer ponto do ramal no cano de esgoto que sai do vaso sanitário, ou necessariamente precisa ser lá perto da fossa?.
    Outra pergunta…
    Eu direcionei meu esgoto de pia e chuveiro para fossa séptica, até q ponto isso é ruim?
    Fossa e sumidouro precisam de suspiro?.
    Obrigado ..Aguardo.
    Sds
    Jonas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s