O Blog na mídia

Padrão

Esta semana o Blog da Reforma saiu no jornal A Folha da Região.

Numa matéria da jornalista Emanuelle Zambom sobre a influencia dos blogs na hora de reformar e decorar. A Manu tambem entrevistou a Luciana Colesanti do Studio da Lu.

Foi uma surpresa quando ela entrou em contato comigo, pois voces sabem que a minha linha é mais discreta sem muita exposição e oba-oba, mas depois eu descobri a arteira que me colocou na linha de fogo: a Michele Beraldi, tambem blogueira e jornalista que ao ver a matéria que a Manu preparava, disse que me conhecia.

Primeiro que foi uma honra ser lembrada em uma matéria na qual figura a Lu, sem duvida uma referencia pra qualquer blogueiro. E depois que foi mais fácil do que eu imaginava , muito tranquilo e sem estresse.

Foi tudo muito corrido, pois esta semaninha foi hard, e primeiro nós conversamos por telefone e depois ela mandou as perguntas por e-mail.

A reportagem foi baseada nas perguntas e respostas abaixo:

1-Desde quando vc tem o blog? Qual foi o objetivo da criação da sua página?

Eu já tinha um blog desde 2008, onde eu falava das coisas que gostava, postando resenhas de livros, criticas de filmes, receitas, dicas de make,etc.

Em março de 2009, a minha reforma entrou no acabamento, eu achei que o Coisa de Lilly iria ficar muito “inchado” com o assunto.

Então fiz o Blog da Reforma mais com a intenção de arquivar ali idéias de acabamentos e decoração para usá-las no futuro, na minha própria casa.

2 -Quais são os assuntos que vc aborda?

O assunto é sempre casa. Tudo gira em torno de reforma/construção/decoração. Enxoval para casa, utensílios domésticos, novos materiais de acabamento, móveis, jardinagem.

Mostro o que uso na minha obra e o que deu certo e o que deu errado.

Como o caso do rejunte para porcelanato, que eu ia usando de um tipo e no final optei pelo rejunte epóxi, pois pesquisei antes e vi que era  melhor, embora muito mais caro.

Eu percebi que ao contrário de muitos blogs que postam sobre tudo, tinha uma tendência de abordar só o que estava focando no momento, na minha reforma.

Notei isso porque uma leitora comentou que eu não postava quartos de meninas por que só tinha meninos.

A partir disso comecei a prestar mais atenção em outros detalhes.

Mas tem assuntos que ainda não abordei como fontes, fachadas e muros.

3- Vc disse que não tem nada a ver com a área de decoração e arquitetura. Como vc faz pra falar sobre essa área?

Não tenho mesmo. Minha formação é em Direito e eu trabalho em recursos humanos.

Eu adoro revistas de decoração. Aos poucos você vai se informando conhecendo tendências e estilos, e até começa a reconhecer o toque que cada arquiteto ou decorador imprimiu naquele projeto que você está lendo na revista.

Mas eu acho que os blogs de decoração não substituem a presença de  arquiteto/decorador.Ainda mais em Araçatuba onde temos tantos profissionais excelentes.

Eles são indispensáveis em qualquer projeto, basta ver como o estilo de construção evoluiu nos últimos anos.

As casas deixaram de ter apenas quartos, sala, banheiro e cozinha, e agregaram espaços diferenciados para cada atividade.  Aliás, de tempos em tempos eu posto sobre lugares daqui como restaurantes e lojas  que tem projetos de decoração bacanas; já postei sobre uma pizzaria e uma loja de calçados e estou preparando outro post que ainda é surpresa.

No meu caso, o Blog da Reforma é um hobby, ele não é um blog rentável, não ganho dinheiro com ele, apenas me divirto e passo um pouco do meu tempo.  UM POUCO, pois trabalho durante o dia e à noite atuo com tutoria de cursos online.

Eu já recebi uma proposta para torná-lo rentável, mas me desagrada ver banners de propaganda, eu acho que sou ciumenta em relação aos meus blogs. Não quero ficar atrelada a um patrocinador que implique com meu jeito de escrever.

4 Quantos acessos vc tem por dia?

Geralmente 5 ou 6 mil só neste blog, podendo dobrar quando ao assunto está sendo aguardado ou foi tuitado por mim ou outras pessoas.
5 -As suas leitoras pedem ajuda pra vc com esses temas? O que algumas relatam?

Os leitores influenciam muito o meu modo de postar.

Muitas vezes recebo pedidos para realizar pesquisas, como foi o caso do post sobre azulejos hidráulicos.

Outra coisa que todo leitor adora são matérias sobre Antes & Depois, em que mostramos um cômodo ou um móvel repaginado, e também sobre DIY ( do it yourself) pois vocês não imaginam como o pessoal anda criativo hoje em dia. Muitos partem para o faça-voce-mesmo com resultados incriveis e mandam as fotos de como ficou. Isso tudo influenciado tambem por outro tipo de blog, o de artesanato e craft.

Aliás os blogs de crafters são ainda em maior numero que os de casa/reforma/decoração.
6- Vc costuma entrar em outros blogs de decoração?

Sempre! Blogueiro faz amizade fácil com outras pessoas.

E tem toda aquela etiqueta entre nós: a pessoa acessa o seu blog, e em seguida você retribui a visita e faz um comentário.

Se ela linka seu blog, é bacana que você faça um link para o blog dela também.

Eu acesso muito os sites das nossas revistas como Casa Claudia, Arquitetura e Contrução  ( abril) e Casa e Jardim (editora Globo?). tambem gosto de sites estrangeiros como o Apartament Therapy, I like design, Design Sponge, House of Turquoise, The City Sage, mas sem duvida o meu preferido é o Black, White ,Yellow  (blackwhiteyellow.blogspot.com).

7- Vc acha que a criação desse blog te ajudou em alguma coisa? Foi importante em determinada coisa?

Criar os blogs foi uma decisão muito pensada.

Eu queria escrever e dividir o que penso e sinto, mas não só isso, eu também tinha duvidas.

Muitas decisões na minha obra foram mudadas depois que alguém fez um comentário ou depois de uma olhada em um blog de amigo.

Como foi o caso da minha cozinha que eu já havia me decidido pelo granito branco (seria o polar ou o Dallas) mas depois de um teste que uma blogueira fez com produtos que mancham, optei pelo verde Ubatuba que é resistente e não mancha com tanta facilidade.

Tambem mudei o modelo das cubas, que seriam todas de sobrepor, depois que vi um comentário sobre os espaço que elas ocupam em pias pequenas ( que é o meu caso) e economizei muito nesta decisão. Trocando 3 pias de sobrepor pelas simples de embutir eu economizei mais de 1000,00. E deixei uma pia de semi encaixe apenas no lavabo.

8-Como havia te falado, vc pode me passar o contato de alguém que costuma entrar em blogs de decoração para pegar informações, para receber ajuda com alguma coisa? o que ela queria era entrar em contato com alguma leitoras do blog e perguntar o que elas achavam.

Quem acabou saindo na matéria foi a Cristina Fuji daqui de Araçatuba, e o engraçado é que não nos conhecemos, mas trocamos longos e-mails.

Mas com certeza umdia marcaremos um café na minha casa  pra troca de figurinhas pois a Cris tambem constrói.

as fotos mostradas aqui são da casa da Lu e foram publicadas na revista Casa e Jardim

Anúncios

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.

»

  1. Ohh lilly xikérrima e na midiaa!! passando pra dar oi, parabens, e dizer que to torcendo mto pra reforma terminar logo e voce poder mudar!
    beijo e boa semana!!

  2. Oi,Lilly.Feriadao,aqui na China,nao tem nada a ver.Conheci a Jackie,nao sei ate agora se e mulher ou nao.Chinesas nao tem peito,nem bunda,nada.Mas depois saindo por ai vi que tem um MONTE de chinesas bonitas,caramba!Hong Kong foi uma surpresa esquisita…Mas a maioria e muito branca,ate demais.Sei la o que pensar,parecem bonecas,sabe?Me lembrou Cingapura…Bjs,Ze.

  3. Ciao Lilly!!!
    Wwoowww sei veramente famosa :-))
    tanto non è una sorpresa… sei grande, brava, intelligente e perciò la sorpresa è perche non sei ancora la copertina del giornale??!!!
    tanti baci
    Celia

  4. Lilly poderosa…adorei ..parabens…vc merece, seu blog é MARA…
    Mas menina me conta sobre este teste do granito, tenho fortes intençoes de colocar granito branco nas minhas cozinhas da obra nova…
    bjokas

  5. OI LILLY, ESTAMOS FAMOSAS, NÉ.
    E COMO O MEU COLEGA DA BANCA DE JORNAL FALOU” É GRATIFICANTE”, EU TB ACHO, PQ ALÉM DE APARECER NA FOTO, GANHEI UMA NOVA AMIGA.
    E É CLARO Q VOU NA SUA CASA.
    BJOS
    CRIS.

  6. Liiii, eu agradeço por vc ter topado a entrevista numa hora tão corrida. O importante é ver o resultado. Fala sério, a matéria ficou bem bacana, porque as minhas entrevistadas foram hyper legais.
    Beijokas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s