tijolos aparentes

Padrão

eles vão e vem de tempos em tempos.

fachadas, muros, pequenos efeitos, ou grandes paredes.

alguns acham que dá um efeito rustico e aconchegante;

outros acham que dá a impressão de obra inacabada.

enfim: há quem adore tijolos aparentes, e há quem os deteste.

hoje a Paola me disse que quer fazer um balcão em tijolos aparentes e perguntou o que eu acho disso.

O que eu acho? eu adoooorooooo Paola, não vejo a hora de ver sua casa pronta!!!

E há inumeros efeitos que se pode conseguir com os tijolos, desde o assentamento simples e resinado, até com efeito de pátina,

ou ainda, com uma camada de massa corrida. é so passar uma cama da fina de massa corrida, deixar secar e com a lixa grossa retirar o excesso.

tambem existe papel de parede imitando tijolinho até com textura, e placas em PVC de 0,50 x 050 :se a parede estiver lisa, vale improvisar uma textura.

eu vi este PAP em vários blogs inclusive no da Rosana ( simples decoração)

marque a parede com fita crepe. Comece com um tijolo inteiro e, na fileira de cima, com meio tijolo. Coloque a fita adesiva de 1 cm sobre as linhas horizontais e verticais.

Misture a massa corrida com areia fina na proporção de 6 colheres (sopa) de massa corrida para 2 de areia. Coloque essa mistura no espaço de cada tijolo, com uma espessura de 3 milímetros. Quando terminar a fileira, passe a espátula para alisar cada tijolo. Assim, você não terá que lixar.

Retire a fita adesiva enquanto o material ainda estiver fresco

Passe o selador sobre os tijolos e, depois, pinte com uma mistura de tintas nas cores laranja, vinho, azul queimado e um pouco de preto.

Passe um pano umedecido com o selador por cima para misturar as cores. Deixe secar.

Passe o selador sobre toda a superfície, incluindo os tijolos já pintados. Com um pincel, pinte as juntas com uma mistura de tinta látex branca com uma pequena quantidade de verde cimento e de preto e acrescente um pouco de areia a essa preparação. Deixe as manchas de pintura que ficaram nos tijolos. Passe o pano sobre os tijolos para espalhar a tinta e suavizar o efeito. deixe secar .

mas cuidado para não ficar tosco como este: parece coisa feita por criança…

este é o verdadeiro “efeito NADAAVÊ”

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.

»

  1. Tb acho legal tijolo a vista.
    E quanto às texturas… sei não. Se a pessoa não tiver muita habilidade com artes eu acho melhor nem tentar fazer essa técnica que imita os tais tijolos, pq se ficar igual a segunda foto… “DEUSULIVRE” (melhor uma parede comunzinha) ahha

  2. Gosto de tijolo aparente na fachada, meu pai também é super fã de construções com tijolo aparente. Na parte interna sou mais uma boa massa corrida que deixa as paredes lisinhas. Lilly, quando você vir a SP, vá até a Catedral da Sé e veja um belo trabalho de tijolo aparente na cúpula(do lado de dentro) da Catedral é muuuuuito bem feito. Até!!!

  3. Ola,lilly.
    Sou fa de tijolinhos,acho muito lindos.Tenho la em casa na area de lazer e tambem dentro de casa.Acho que da un ar ludico e intimo(gostou?).Brincadeiras a parte,os tijolinhos,sejam eles rusticos ou invernizados,ficam muito bem em varias combinacoes.Gde beijo.zenaide storino.

  4. Bom dia ! Gostaria de saber as quantidades para as misturas das cores dos itens 4 (laranja, vinho, azul queimado e uma gotinha de preto) e 6 (látex branca com uma pequena quantidade de verde cimento e de preto) e quais as cores resultantes destas misturas ? Obrigado.

  5. Olá! Muito bom o seu blog!

    Também gosto muito de tijolos aparentes. Inclusive, cheguei a seu blog pesquisando sobre eles. Garimpando no youtube encontrei algumas técnicas de imitação de tijolinho e pedra usando textura, muito mais “realisticas” do que essa do post parece ser.

    Acredito que te interessem esses dois e os relacionados:

    Espero que goste.

    Sobre o seu post, gostaria de saber mais sobre o papel de parede e as placas de pvc que vc mencionou. Onde vc viu, em algum site/revista ou à venda em alguma loja?

  6. Bom dia, eu adoro tijolo aparente, fiz uma area de churrasqueira com pilares em tijolo aparente e com canto arredondado, porém o pedreiro não soube finalizar muito bem e esta dando o maior trabalho para poder lixar a quantidade de cimento no tijolo ta enorme. Em vez dele limpar o cimento do tijolo e esfregou e o cimento espalhou por toda a superficie. Tem alguma dica de como lixar. Já lixei com as lixas comuns até as mais grossas e nada. Agora estou lixando com escoça de aço, é o que esta resolvendo mas demora muito para limpar cada tijo. SOCORRO preciso de ajuda……..
    Fabiana

  7. Gostaria de saber onde encontro o papel de parede que imita os tijolinhos brancos. Estou precisando muito para colocar na copa. se puder ejudar, agradeço.

    Ana Carolina

  8. Ola
    Estou fazendo algumas reformas e adorei a ideia das placas de pvc imitando tijolinhos já q preciso trabalhat um espaço com umidade, só não sei onde encontrar estad placas. Preciso de ajuda.

  9. Pessoal,n sei se já encontraram os papéis de parede,mas eu já os ví na C&C,Amoedo e Kalunga,todas na Barra da Tijuca RJ.
    Caso n tenha na hora eles tmb fazem encomenda. Pensei em colocar na minha casa mas prefiro fazer com a massa,fica mais realista.

  10. ficou linda essa parede com revestimento de argamassa branca!! diz uma coisa, como faço pra retirar o cimento do rejunte que meu pedreiro deixou escorrer sobre o tijolo? deixou secar e agora nem lixando estamos conseguindo tirar… será que existe algum produto químico para limpar o cimento do tijolo? grato + abç

  11. Ola amigo, fiz minha edicula com tijolinhos aparente porém o pedreiro não foi profissional e gostaria de fazer patina em tudo mas não conheço ninguem em Sp que faça, você teria alguem para indicar? Sou de cabreúva SP

Deixe um comentário

